link

Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Saiba como escolher a câmera digital

Pentax

Existem inúmeras câmeras digitais, estão sempre sendo lançadas novidades, e pode ser difícil decidir qual é a melhor para si. As seguintes dicas ajudar-lhe-ão a conseguir o melhor negócio aquando da escolha da sua câmera digital.

Passos para a seleção


  1. Estabeleça um orçamento base com quanto dinheiro pretende gastar. Seja realista acerca do facto de que não irá conseguir o melhor de cada característica, pois terá de fazer compromissos.
  2. Determine o seu nível de experiência. É um principiante ou um especialista no que toca a fotografia digital? Se for um principiante, a “point and shoot” (aponte e dispare) talvez seja suficiente. Os especialistas quererão um maior controlo manual sobre os processos de exposição.
  3. Tenha em consideração que irá usar a sua câmara para capturar. Para crianças ou vida animal, compre uma câmara digital que execute rapidamente após carregar no obturador.
  4. Analise as criticas na Internet.
  5. Faça uma lista das características que ache importante e priorize. Tenha em atenção de que existem compromissos, por exemplo, tamanho vs zoom óptico. Provavelmente não irá obter tudo o que quer.
  6. Tenha em consideração que tipo de alimentação é mais proveitosa para si. As suas principais opções são as pilhas AA ou uma bateria recarregável de lítio. Recarregar baterias demora tempo. As pilhas AA são fáceis de encontrar numa emergência, são menos caras que as outras. No entanto, no longo prazo, o preço das pilhas AA fazem aumentar o custo.
  7. Tente não comprar uma câmara que seja o meio-termo. Decida o que é importante e obtenha o melhor nesse aspecto, em vez do meio-termo a tudo.
  8. Lembre-se que megapixels não significa boas fotografias. Existem outras coisas, incluindo as lentes, que determinam a qualidade da imagem. 3 megapixels é o mínimo que deve procurar. Uma câmara de 3 megapixels dar-lhe-ão excelentes impressões de 4x6, se quiser algo maior considere 4 ou 5 megapixel ou mais se o seu orçamento permitir. Fale com o profissional da loja de fotografias para mais informação sobre quantos megapixels são precisos para a sua câmara tirar fotografias de qualidade no tamanho de impressão que quer.
  9. Limite a sua procura a um ou dois modelos e veja nas lojas o melhor preço. Os sites com comparação de preços são uma útil ajuda mas muitas vezes os comerciantes com melhores preços têm um serviço horroroso.
  10. Certifique-se de que a câmara digital tem uma garantia com que se sinta confortável. A maioria das câmeras vem uma garantia limitada de um ano mas normalmente é possível prolongar a garantia.
  11. Compre a câmara digital. Se pode esperar ou não precisa da câmara imediatamente, é recomendável que vá a sites com comparação de preços. Poupará tempo e dinheiro encontrando o preço mais baixo. Ponha a hipótese de comprar numa loja local. Pagará sensivelmente o mesmo comprando que pela Internet, terá uma pessoa atrás do balcão que conhece mais de câmeras que a Internet, e também é um local onde facilmente pode levar a câmara caso funcione mal. E economicamente falando ajudará a sua cidade, criandotrabalho e pondo o dinheiro a circular localmente.

Dicas


  • Para muitos fotógrafos ocasionais, uma câmara muito pequena é boa porque é super transportável, sendo mais provável de tê-la consigo quando acontecer alguma coisa importante.
  • Pergunte a amigos e à família sobre as câmeras deles.
  • Cuidado com o zoom digital. Em câmeras com menos megapixels notará uma perda na qualidade da foto. Nas câmeras com 6 ou mais megapixels, a perda será muito menos notada. Também se consegue o mesmo efeito com software de edição no computador depois de tirar a fotografia.
  • Na compra facilmente se sobrevaloriza o zoom óptico. Sim o zoom é bom – mas em 90% das vezes basta que se aproxime uns passos das pessoas. E um zoom óptico pode aumentar muito o preço e o peso da câmara.
  • Veja o preço dos acessórios para ter uma ideia do que precisará. A maioria das câmeras digitais fornecer-lhe-á um cartão de memória (ou memória interna) que aguenta aproximadamente 15 fotografias, por isso é preciso mais um cartão de memória. Algumas câmeras não vêm com cartões de memória ou pilhas. É preferível verificar isto do que ir além do orçamento porque não sabia que precisava de um cartão de memória ou pilhas

Avisos


  • Cuidado com as câmeras coloridas ou bonitas que não servem para o que se pretende.
  • Tenha cuidado com a maioria dos comerciantes de câmara digitais que vendem muito barato. Por vezes essa mercadoria é de candonga, o que significa que não possuem garantia.
  • Cuidado com as câmeras digitais de bolso finas, têm só cerca de 12,7 milímetros de largura. Apesar de serem convenientes, mas para colocarem uma lente que se adeqúe à câmara têm de a fazer muito pequena. Isto leva a que as fotografias saíam um bocado destorcidas nos cantos.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Dicas para fotografia digital

Não importa se a sua câmera é o último modelo no mercado. Se você não usar estratégia certa, você não terá bons resultado em suas fotos. Você precisa ter uma boa câmera fotográfica, boa luz e cores para conseguir bom resultados.

Luz em fotografia digital é uma das coisas mais importantes para conseguir fotos perfeitas. Quantas vezes vc tirou fotos e quando foi checar elas estavam escuras ou borradas? Em alguns casos vc pode tentar arrumar com programas para correção de imagens, mas nem sempre isso ajuda.
Isso ocorre por que você não tinha luz suficiente. Se você configurar sua câmera para tudo em automático, em alguns casos, a foto ainda não vai ser perfeita.
Você precisa prestar atenção na luz quando você for tirar fotos. Isso vai ajudar na qualidade das fotos e você terá bons resultados.
Aqui vão algumas dicas para você tirar boas fotos usando luz natural:
Tire fotos antes do nascer do Sol e depois do por do Sol. Isso vai fazer com que suas fotos saiam fantásticas, pois a cor laranja no céu vai dar um brilho especial na foto e o resultado vai ser perfeito, sem falar que com essa cor e brilho ficará muito mais fácil de se editar a foto.
Quando tirar fotos na luz do Sol, tente angulos diferentes ou tente mudar de lugar o objeto ou pessoa que você vai fotografar. A luz do Sol é uma luz natural muito importante para suas fotos, porque vai ajudar com brilho e sombras. Mas lembre sempre de tentar as melhores posições e ângulos para quando tirar fotos usando a luz do Sol, você tenha ótimos resultados.
Ter a melhor camera fotográfica não significa tirar melhores fotos. Tente sempre lembrar em olhar por boa luz, cores e bons ângulos.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como usar um enquadramento apertado para dar mais ênfase à fotografia

O enquadramento da fotografia é muito importante, e um bom enquadramento apertado conferirá à fotografia uma sensação de infinito. Quer seja se fotografe já num enquadramento apertado ou se faça posteriormente o crop da imagem (cortar uma determinada parte, re-enquadrando a fotografia) poderá trazer uma nova dimensão à fotografia. Imagine que tira uma fotografia a uma paisagem, posteriormente ao observar a imagem pode constatar que existe um enquadramento mais apertado que dê ênfase a um detalhe do qual não se apercebeu.

Ao pegar num detalhe da fotografia e enquadrar esse detalhe para obter uma nova fotografia, alcançará uma nova perspectiva. Analisando, por exemplo, uma fotografia a um arranha-céus. Nesta fotografia, vê-se o final do prédio.
  
No enquadramento seguinte - um mais apertado - do mesmo objecto, onde se usa o zoom, ou um cropping posterior, cria-se uma fotografia completamente distinta, devido à sua sensação de infinito. O segundo enquadramento faz com que apenas o padrão tenha relevo, não se percebendo onde começa e onde termina o arranha-céus.
Limitar um padrão a uma determinada área, e posicionar a câmara num determinado ângulo evitando a linha do horizonte, e enchendo o enquadramento com o objecto, significa uma fotografia em plano apertado.
Por exemplo, nas fotografias seguintes, embora ambas tenham uma pessoa no meio de um campo de flores, na segunda imagem, onde o enquadramento é mais apertado, não se sabe onde começa ou termina o campo de flores. Desta forma, na segunda fotografia a sensação de uma imensidão de flores, dá a quem contempla a fotografia uma sensação de infinito, permitindo que a mente divague entre onde começa e termina a fotografia.


Este tipo de enquadramento pode ser aplicado a inúmeras situações, e lembre-se que com esta técnica basta evitar colocar horizontes ou referências que permitam limitar a dimensão da fotografia.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

5 Dicas para que as suas fotografias impressas durem mais!

Sem o cuidado adequado, as fotografias impressas na sua impressora doméstica podem-se apagar rapidamente; veja como mantê-las por muito mais tempo.
É uma triste verdade, mas o brilho das suas fotografias impressas em casa não irá durar para sempre. Com o tempo as cores irão enfraquecer e os detalhes vão se perder. Entretanto, há algumas formas simples e eficientes de prolongar a vida das fotografias impressas. Se quer deixá-las vibrantes e coloridas por muitos anos, adopte as seguintes medidas preventivas:

1- Compre equipamento de qualidade
Invista numa boa impressora, evite cartuchos genéricos ou remanufacturados e use o papel fotográfico recomendado pelo fabricante da sua impressora. Papel genérico, cartuchos “compatíveis” e sistemas de tinta “bulk” podem parecer um bom negócio a princípio, mas as impressões vão durar muito mais se você seguir à risca as recomendações do fabricante. A Epson, por exemplo, diz que fotos impressas com o seu papel e tinta próprios duram até 200 anos quando armazenadas num local escuro, ou 96 anos se exibidas atrás de um vidro.

2- Invista num álbum 
Colocar as fotografias impressas num álbum aumenta a sua longevidade, já que isso as protege da luz. Dê um passo além e invista num álbum que use papel “para arquivo” sem ácido. Eles não são tão caros quanto você pensa.

3- Use um porta-retratos 
Coloque as fotografia num porta-retratos, protegidas por um vidro e longe da luz do Sol. Uma das formas mais fáceis de estragar uma fotografia é colocá-la em locais que recebe a luz directa do Soll na maior parte do dia, já que a radiação ultravioleta degrada os pigmentos que compõem a tinta. Para os melhores resultados, coloque os seus porta-retratos num local iluminado por luz artificial.

4- Evite a humidade 
Evite guardar as fotografias em locais húmidos como um armário no porão ou no sótão. A temperatura ambiente é muito menos nociva à impressão, embora um local fresco, seco e escuro seja o ambiente ideal.

5- Evite empilhar
Evite empilhar as fotografias uma sobre a outra assim que elas saem da impressora. Em vez disso, espere a tinta secar completamente para evitar que as fotos grudem uma na outra e causem falhas na impressão. Embora não seja sempre necessário, a HP recomenda que você espere até 24 horas antes de empilhar as suas fotografias.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

10 Dicas Sobre Fotografia Subaquática

10 Dicas Sobre Fotografia Subaquática

[caco.jpg]
Para se obterem boas fotografias em mergulho são necessários, além de equipamento específico e uma boa visibilidade, que o mergulhador tenha algumas noções de fotografia subaquática. O ideal é fazer um curso de foto subaquática, porém algumas dicas podem ser úteis aos iniciados:

1) Verifique qual a distância de focagem mínima da sua lente. Para as lentes mais utilizadas é geralmente de 90cm. Como regra de mão: não tire fotografias a uma distância inferior a um braço esticado. Fotografias a distâncias menores ficarão desfocadas.

2) Evite as fotografias tiradas de cima para baixo. Posicione-se de modo a fotografar ligeiramente de baixo para cima, a aparecer um pouco de azul como fundo da fotografia. Será também o melhor ângulo para os peixes.

3) Não corra atrás dos peixes. Procure fotografá-los de frente ou de lado. Tenha paciência, espere o momento certo.

4) O fotógrafo deve ser o primeiro do grupo, para evitar a suspensão. Aprenda a bater as barbatanas sem tocar no fundo.

5) Nas fotografias, onde aparecer um modelo, o mesmo não deve estar a expirar nem a olhar para a máquina mas sim para o objecto principal, como um peixe ou uma esponja.

6) Não tire fotografias a distâncias superiores à capacidade da sua lente e flash. Normalmente não se deve fotografar além de 1,5m para as máquinas mais simples. Com flashes externos, consulte o manual.

7) Quando puder e achar que já tem experiência, adquira uma lente grande-angular, pois você terá maior profundidade de campo (zona focada), menor distância mínima, maior nitidez (menos suspensão), maior possibilidade de compor imagens (mergulhador com corais, etc.). Não se esqueça que o flash deve ser compatível com esta lente.

8) Mergulhe sempre acompanhado e treine o seu companheiro como modelo e auxiliar.

9) Respeite o meio ambiente. Não toque no fundo marinho.

10) Anote os dados técnicos das suas fotografias para avaliar a sua evolução e tire muitas (mas mesmo muitas) fotografias. É a única maneira de evoluir.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dica: como segurar a câmera

Depois de muito brincar com câmeras compactas você decidiu se aventurar no mundo das DSLR. Já leu todo o manual e todas as dicas de exposição. Porém existe algo que parece básico mas acaba sendo esquecido: como segurar a câmera?

Quando pegamos pela primeira vez uma SLR acabamos “mantendo” as manias das compactas. Uma das manias é olhar para a tela LCD ao invés do visor. Outra mania é segurar a câmera, agora muito mais encorpada, como se ela pesasse apenas alguns gramas.

Pois bem: uma DSLR precisa de bastante estabilidade, por isso existem maneiras corretas de segurá-la.


P021809PS-0069

Mania de segurar como se fosse compacta

A foto acima, de Barack Obama pegando emprestada uma câmera de um fotógrafo do evento, mostra como ele não sabe segurar uma SLR (a partir de agora chamarei as SLR de “câmera”, para não ficar repetindo a sigla rs).

Existe um padrão para quem está segurando sua câmera (que não seja com tripé ou com uma lente 400mm):

A mão que segura a câmera é a direita. Pois é, eu também sou canhota mas infelizmente não fabricam câmeras às avessas para nós rs… Todas têm uma “empunhadura” – um local especialmente feito para você agarrar bem sua câmera. Logo ali em cima da empunhadura fica o botão do obturador (aquele que tira as fotos).

Então sua mão direita já está ocupada com nada mais nada menos do que segurar a câmera e tirar as fotos. O que fazer com a esquerda? Segure a lente!


How to hold a camera

O "modelo básico" de como segurar a câmera

A lente costuma pesar até mais do que a câmera (dependendo da lente muito mais) então é um ponto importante para manter a estabilidade. Segurar a lente vai fazer você conseguir “apontar” muito mais facilmente para o seu assunto a ser fotografado. Outro detalhe é que se você estiver usando uma lente Zoom ou o Foco Manual essa mão vai ser necessária para girar os anéis de Zoom e Foco.

Algumas pessoas seguram a lente por baixo e outras seguram pelo lado. Eu particularmente acredito que segurar em baixo é mais efetivo, mas com algumas lentes seguro de lado também – vai de você perceber como sua câmera fica mais estável. :)

Outra coisa mais pessoal é na hora de tirar fotos verticais. Se você não tiver um grip será necessário usar o mesmo botão, entortando um pouco os braços. Algumas pessoas apoiam na mão direita, outras na esquerda… mais uma vez: depende de você. Veja como consegue deixar a câmera mais estável.
O segredo é deixar a câmera estável. Então a última coisa que você quer fazer é segurá-la como uma compacta!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Quando menos é mais: A nova COOLPIX P7100 da Nikon

Nikon Europe desvenda hoje o seu modelo COOLPIX de desempenho elevado mais recente, a P7100. Sucessora da bem sucedida P7000, a COOLPIX P7100oferece uma qualidade de imagem melhorada, intervalo de tempo de resposta reduzido, velocidades de focagem automática mais rápidas e tempos de arranque mais rápidos. Um novo monitor de 7,5 cm (3 pol.) LCD inclinável que torna mais fácil compor imagens e captar filmagens interessantes ao utilizar a câmara a partir de ângulos invulgares ou a partir de pontos estratégicos complicados.

A companheira perfeita para qualquer fotógrafo entusiasta de D-SLR, a COOLPIX P7100 garante imagens excepcionais graças à objectiva grande angular NIKKOR com zoom de 7.1x com um alcance de 28 mm a 200 mm (equivalente ao formato de 35 mm), formato de ficheiro RAW, sistema de processamento EXPEED C2 rápido, resposta rápida e controlos manuais completos. O sensor CCD grande de 1/1,7 polegadas de 10,1 megapixéis efectivos facilita um desempenho em luz reduzida excepcional e um intervalo dinâmico amplo, permitindo-lhe recortar imagens pormenorizadas fantásticas e produzir ampliações de tamanho de cartaz surpreendentemente nítidas.


COOLPIX P71001 Quando menos é mais: A nova COOLPIX P7100 da Nikon


Nicolas Gillet, Gestor de Produto para Produtos de Consumo da Nikon Europe, comenta: “A COOLPIX P7100 é uma mestre do compacto. Aqueles que estão familiarizados com a P7000 irão reconhecer o empenho desta câmara em colocar o utilizador em controlo, com comandos traseiros e dianteiros e memória de zoom personalizável que lhe permite predefinir até 7 distâncias focais diferentes e, em seguida, alternar entre estas, como se estivesse a utilizar objectivas intermutáveis. Acreditamos que as novas funcionalidades como, por exemplo, o ecrã inclinável e os tempos de resposta mais rápidos, irão fazer desta a câmara de eleição em relação a operabilidade do tipo D-SLR com mobilidade superior.

 

Magnífica qualidade de imagem


A COOLPIX P7100 apresenta um conjunto de tecnologia avançada mais frequentemente encontrada em câmaras D-SLR para assegurar a melhor qualidade de imagem disponível. O seu sensor grande de 1/1,7 polegadas e o sistema de processamento de imagem EXPEED C2 proporcionam um desempenho e gravação de filmagens melhorados com iluminação reduzida. A objectiva NIKKOR com zoom de 7.1x tem dois elementos de vidro ED para reduzir a aberração cromática e alteração de cor em distâncias focais maiores, e um filtro de Densidade Neutra para um maior controlo da exposição. O motor de processamento de imagem EXPEED C2 rápido tira pleno proveito do sensor de imagem CCD grande para uma resolução excepcional, pormenores finos e imagens mais nítidas com menos ruído, quer esteja a disparar com definições de sensibilidade elevadas (até 3200 e 12800 ISO) ou com definições baixas.

Quando quer ser criativo, a COOLPIX P7100 tem um leque de efeitos especiais para captar imagens fixas, incluindo Processamento cruzado que manipula as cores para imagens com alterações de cor dramáticas e aumento de contraste e saturação, e Cor selectiva que lhe permite dar ênfase à cor da sua escolha e transforma o resto da imagem com um efeito monocromático. Para se certificar de que obtém o visual que pretende, pode rever a sua escolha de efeito no ecrã LCD antes de disparar.

 

Capacidades de filmagem avançadas


Para assegurar filmagens de qualidade elevada quando está em movimento, a COOLPIX P7100 grava em HD (720p) com zoom óptico e focagem automática, e oferece velocidades de imagens de 24 fps. Para que as cenas sejam captadas exactamente como pretende que sejam, é possível definir o equilíbrio de brancos antes de iniciar a gravação e também utilizar o bloqueio Auto Exposure (AE) para definir a sua exposição automática preferida em qualquer altura durante a filmagem.

A COOLPIX P7100 também inclui um conector HDMI integrado com suporte HDMI-CEC para saída para um conector HDTV e suporta a utilização de um microfone externo.

 

EXPEED C2


O sistema de processamento de imagem EXPEED original incluía todos os conhecimentos e tecnologias acumulados desenvolvidos ao longo da extensa história da Nikon. Agora, a mais recente evolução do conceituado sistema da Nikon, o EXPEED C2, expande ainda mais as possibilidades da fotografia, com gravação de vídeo melhorada, desempenho de alta sensibilidade e máxima qualidade de imagem. O EXPEED C2 maximiza o desempenho do sensor para obter imagens nítidas realistas com cores vivas, ruído reduzido e gradação de tonalidades suave para captar fotos e filmes excepcionais

 

ViewNX 2


O ViewNX 2 é um pacote de software com tudo incluído que permite aos utilizadores importar, navegar, editar e partilhar rápida e facilmente imagens fixas e filmagens. Tirando partido do altamente bem sucedido software ViewNX, o ViewNX 2 é um conjunto de fácil utilização que proporciona uma vasta gama de funcionalidades, ultrapassando em muito as fornecidas como parte do sistema operativo de um PC. Funções de edição de filmagem recentemente incorporadas provêm directamente da gama premiada DSLR da Nikon, permitindo aos utilizadores recortar clipes de vídeo e misturar imagens fixas para criar filmagens espantosas. O ViewNX 2 está incluído em todas as câmaras digitais da Nikon e está também disponível como transferência gratuita.

 

my Picturetown da Nikon


Pode agora criar cópias de segurança das suas fotografias com toda a segurança utilizando o my Picturetown, o serviço de partilha e armazenamento de fotografias digitais on-line gratuito levado até si pela Nikon. Partilhe facilmente memórias fotográficas com amigos e organize memórias preciosas em colecções on-line. Obtém 2 GB de espaço gratuito de utilização para guardar milhares de memórias e pode actualizar o seu estatuto para uma conta Gold em qualquer altura se pretender guardar mais fotografias.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dicas de Fotografia para iniciantes

Você é relativamente novo na fotografia e gostaria de fazer suas fotos terem mais qualidade? Então, sem entrar em detalhes técnicos por enquanto, siga algumas dicas que poderão te ajudar!

Você não precisa ter um equipamento de ponta para conseguir boas imagens. Tudo o que você precisa é aprender a extrair o melhor de seu equipamento. Então, aqui vão algumas dicas:

- Nunca use o zoom digital. Desligue-o se você puder.
- Balanço de brancos: especialmente quando você estiver tirando fotos em ambientes internos, tente ajustar você mesmo o balanço de brancos em sua câmera.
- Inicialmente, não use o flash de sua câmera, exceto em casos em que você precise tirar fotos em condições de pouca luz e não consiga tirar fotos nítidas e não borradas sem o seu uso. Com a prática, você encontrará certas situações em que o uso do flash poderá corrigir algumas falhas.

O que você está fotografando?

A primeira coisa que você pode perguntar a si mesmo é, do que eu quero tirar uma fotografia? Se tiver algo que você achou interessante ou bonito, pergunte a você mesmo o que isto tem que faz com que você o veja desta maneira. Por exemplo, caso seja uma paisagem, há uma árvore em um lado que chama a atenção de seus olhos, ou as montanhas no horizonte? Ou ambos?
Isto ajuda a identificar os elementos chave que você deseja capturar. Agora, tente preencher sua foto com estas chaves, eliminando todos os elementos desnecessários, que servem apenas para distrair o observador do assunto de interesse.
Vamos supor que você esteja fotografando uma pessoa. Tenha certeza que você está perto o bastante para vê-la claramente, e preste atenção ao fundo... você realmente quer que aquela cadeira apareça? Há alguma coisa distraindo na composição? Talvez você possa se mover ou mudar sua posição para escondê-la.

Fonte de luz
A seguir, considere sua fonte de luz. Mantenha em sua mente que, a não ser que você queira fotografar uma silhueta, você irá quase sempre ter os melhores resultados com a fonte de luz atrás de você. Use isto para te ajudar a escolher um ponto de vista, sempre evitando tirar fotos com a fonte de luz à sua frente. Não é uma má idéia voltar ao local em outra hora do dia, caso seja necessário.
Outro aspecto importante da iluminação são as sombras. Olhe atentamente para a pessoa que você está tirando uma foto, para ver se há sombras em seu rosto. Caso haja, tente mover a pessoa para outra posição em que não haja mais. O mesmo vale para outros tipos de foto, como de arquitetura. Volte mais tarde ao local caso haja alguma sombra interferindo.

Foco
Para ter certeza que o seu assunto principal está sempre bem focalizado, deixe sua câmera em pré-foco antes de tirar a foto. Na maioria das câmeras, você pressiona e segurando o botão disparador até a metade, e espera que a câmera pegue o foco. Tenha certeza que o foco está sobre o seu assunto principal, e depois pressione o botão até o final para tirar a foto.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Tipos de lentes para câmeras fotográficas

Objectivas

A lente (objetiva) é uma das partes mais importantes da câmera fotográfica. É um dispositivo óptico composto por um conjunto de lentes utilizado no processo de focalização ou ajuste do foco da cena a ser fotografada. A lente é responsável pela angulação do enquadramento e pela qualidade óptica da imagem.

As lentes das câmeras fotográficas podem ser divididas em 7 grupos que são caracterizados essencialmente pela distância focal de que são capazes. Esse número pode variar normalmente entre os 35mm e 200mm. A distância focal resulta da medida em milímetros entre o pano do filme e o ponto onde a imagem é invertida depois de entrar na câmara escura.

Segue de seguida as denominações pelas quais são normalmente conhecidas as lentes para câmeras fotográficas. Cada grupo refere as suas características relativamente à sua aplicação; distorção causada na imagem final e dimensão relativa da imagem final.

Lente micro


  • Aplicação: Estas lentes são especialmente indicadas para fotografias de temas muitos pequenos, os quais são ampliados pelas lentes.
  • Distorção: Por apresentar profundidade de campo muito reduzida, a perspectiva da fotografia é perdida na desfocagem.
  • Imagem: Maior que o objecto fotografado.

Lente macro


  • Aplicação: Estas lentes são indicadas para fotografias de temas de pequena dimensão onde é necessário um grande detalhe. Pode focar objectos a pequenas distâncias, e assim proporciona ao fotógrafo a possibilidade de fotografar detalhes minúsculos de objectos, pequenos insetos, plantas ou micro organismos.
  • Distorção: Apresenta profundidade de campo muito reduzida e distorções.
  • Imagem: Um pouco maior ou menor que o objeto fotografado.

Lente olho de peixe


  • Aplicação: Estas lentes são indicadas para situações onde é necessário capturar uma grande área do espaço ou ambiente. Com características de uma grande angular mais poderosa, é capaz de abarcar um ângulo até 180 graus.
  • Distorção: Provoca grandes distorções na imagem.
  • Imagem: Menor que o objeto fotografado.

Lente grande angular


  • Aplicação: Estas lentes são mais apropriadas para fotos de paisagens ou em ocasiões em que se tem pouca distância para fotografar em recintos pequenos, como por exemplo salas em que precisamos enquadrar o máximo de área possível. Uma outra característica destas lentes é proporcionar grandes profundidades de campo, desde pequenas distâncias até ao infinito.
  • Distorção: Apresenta distorção da imagem.
  • Imagem: Menor que o objecto fotografado.

Lente normal


  • Aplicação: Estas lentes produzem uma imagem com perspectiva que se aproxima da visão normal, em que a proporção dos assuntos enquadrados não sofre ampliação nem redução perceptível.
  • Distorção: Semelhante à do olho humano.
  • Imagem: Menor que o objecto fotografado.

Lente teleobjetiva

  • Aplicação: Estas lentes de grandes distâncias focais são apropriadas para fotografar a  longa distância.
  • Distorção: Quanto maior é a distância focal, maior é a desvalorização da perspectiva e o achatamento da imagem.
  • Imagem: Menor que o objecto fotografado.

Lente zoom


  • Aplicação Este tipo de lentes não é mais do que uma lente que permite variar a distância focal, e por consequência, variam o campo abrangido e o tamanho da imagem. Devido à sua versatilidade e conveniência, as objetivas zoom são talvez as mais populares de todas. Como uma lente zoom tem uma distância focal variável de maneira contínua, ela pode substituir todas as lentes fixas compreendidas entre as suas distâncias focais máxima e mínima.
  • Distorção: Depende da distância focal.
  • Imagem: Depende da distância focal.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Como escolher uma câmera fotográfica

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhse9DeMwAVU1D7njAGdIjZIRUGrQaSbp-JrpEKgALr3dO80v0WSANo5-KV1LZwGlKbHzKzmAk9AAYP-ijS9U4MdEQo3NzJF9iWEhu3zJACqr-FXuBWexY8dVcZPd4lZH5fKiomN6jfjJpQ/s320/nikonslrd40.jpg

Está com dificuldades em decidir-se qual câmera fotográfica comprar? Não sabe qual é a câmera fotográfica ideal para as suas necessidades? Leia este artigo e descubra.

Defina as suas necessidades


  1. Anote qual é o seu principal objetivo. Porque necessita de uma câmera fotográfica? Se só necessita dela para ocasionalmente tirar uma foto ou para as férias, então um modelo mais barato é capaz de ser o ideal para si.
  2. Anote quantas vezes espera utilizar a câmera. Quanto mais a utilizar, mais provável é que precise de uma com melhores características.
  3. Anote quanto deseja gastar. Esta é uma boa maneira de medir a qualidade da câmara fotográfica que irá comprar. Não tenha medo de ir um pouco além para obter uma câmara fotográfica que dure por muito tempo.
  4. Decida se deseja uma câmara fotográfica analógica ou digital. Ambas têm as suas vantagens e desvantagens.

Câmera fotográfica analógica (câmara com filme): A principal vantagem da analógica comparativamente com a digital é a qualidade da fotografia. Nunca irá ter uma foto granulosa, mas irá gastar mais em rolos de filme e na revelação.

Câmera fotográfica digital: A principal vantagem das câmaras fotográficas digitais é a capacidade de imediatamente ver a foto que tirou. Isto leva a que não se gaste dinheiro em fotografias indesejadas. Também pode imprimir e editar qualquer foto que deseje. Hoje em dia pode ir à Kodak ou a qualquer site de câmeras e fazer upload das suas imagens, que eles enviar-lhe-ão as impressões por um custo muito competitivo. Esta é a melhor escolha se for um amador ou um fotógrafo não muito exigente.

Point and Shoot (Aponte e Dispare)  ou SLR (Single Lens Reflex)


  1. Antes de mais, qual é a diferença entre SLR e Point and Shoot.
    • Bem, “Point and Shoot” é isso mesmo, aponte a câmara fotográfica ao que pretende, faça zoom in/out, prima o botão e tire a fotografia,
    • Por outro lado uma câmera SLR, é a que os fotógrafos usam, com enormes lentes telefoto, com esta câmera necessita de ajustar a velocidade de abertura e focar a câmera (exceto se for uma câmera com auto-focalização) quase sempre que tire fotos (apenas tem de alterar a velocidade de abertura sempre que mude de ambiente)
  2. Veja as suas necessidades. A sua necessidade enquadra-se no que a SLR tem para oferecer? A não ser que esteja verdadeiramente interessado em fotografia, o mais provável é que não necessite da SLR, para além de não ser nada meiga para as carteiras.
  3. Há SLR para os formatos digitais e analógicos. Mas com a digital, combina o “Point and Shoot” e SLR. Essencialmente uma câmara que consegue tirar fotos automáticas mas também permite experimentar com os ajustes.
  4. Se não tem a certeza quanto a tornar a fotografia o seu passatempo, compre uma Point and Shoot com opções avançadas. Não são tão caras como as SLR, mas permitem que  experimente com diferentes ajustes.

Compare as máquinas


  1. Visite uma loja de material fotográfico e peça para experimentar algumas câmaras. Com a digital pode tirar mesmo ali algumas fotos e ver se gostou.
    • É muito complicado? Evitará tirar fotografias porque é fastidioso?
    • Sinta o peso. É muito pesada para andar com ela nas férias?
    • Veja se a câmera é confortável nas suas mãos.
    • Tire notas ou peça um folheto para que não esqueça o que teve nas mãos
  2. Leia na Internet os prós e os contras da câmara que experimentou.

Dicas


  • Pense no futuro. Se acha não irá tirar fotografias que como passatempo, mas apenas apontar e disparar, não compre a mais cara câmara digital SLR
  • Não se esqueça de fazer muitas comparações. Existem inúmeros sites cheios de informação, críticas e relatos de utilizadores. Use isto como vantagem.
  • Não se esqueça dos acessórios. Um correia ou uma bolsa de transporte são bastante úteis para quando anda com a câmara para todo o lado.
  • Se escolher uma câmera digital, pergunte ao vendedor quantas fotos cabem no cartão de memória, se é muito ou pouco.
  • É mais barato comprar memória de 1 GB do que duas de 512MB’s.
  • Pode, também, desejar um bom software de edição de imagem para ambos os tipos de câmara, se comprar uma câmara analógica lembre-se de pedir o CD com as suas impressões, isto evita o incómodo de ter que digitalizar, e pode editar e imprimir as fotos  sempre que precisar.