link

Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

10 Dicas Sobre Fotografia Subaquática

10 Dicas Sobre Fotografia Subaquática

[caco.jpg]
Para se obterem boas fotografias em mergulho são necessários, além de equipamento específico e uma boa visibilidade, que o mergulhador tenha algumas noções de fotografia subaquática. O ideal é fazer um curso de foto subaquática, porém algumas dicas podem ser úteis aos iniciados:

1) Verifique qual a distância de focagem mínima da sua lente. Para as lentes mais utilizadas é geralmente de 90cm. Como regra de mão: não tire fotografias a uma distância inferior a um braço esticado. Fotografias a distâncias menores ficarão desfocadas.

2) Evite as fotografias tiradas de cima para baixo. Posicione-se de modo a fotografar ligeiramente de baixo para cima, a aparecer um pouco de azul como fundo da fotografia. Será também o melhor ângulo para os peixes.

3) Não corra atrás dos peixes. Procure fotografá-los de frente ou de lado. Tenha paciência, espere o momento certo.

4) O fotógrafo deve ser o primeiro do grupo, para evitar a suspensão. Aprenda a bater as barbatanas sem tocar no fundo.

5) Nas fotografias, onde aparecer um modelo, o mesmo não deve estar a expirar nem a olhar para a máquina mas sim para o objecto principal, como um peixe ou uma esponja.

6) Não tire fotografias a distâncias superiores à capacidade da sua lente e flash. Normalmente não se deve fotografar além de 1,5m para as máquinas mais simples. Com flashes externos, consulte o manual.

7) Quando puder e achar que já tem experiência, adquira uma lente grande-angular, pois você terá maior profundidade de campo (zona focada), menor distância mínima, maior nitidez (menos suspensão), maior possibilidade de compor imagens (mergulhador com corais, etc.). Não se esqueça que o flash deve ser compatível com esta lente.

8) Mergulhe sempre acompanhado e treine o seu companheiro como modelo e auxiliar.

9) Respeite o meio ambiente. Não toque no fundo marinho.

10) Anote os dados técnicos das suas fotografias para avaliar a sua evolução e tire muitas (mas mesmo muitas) fotografias. É a única maneira de evoluir.